Marquinhos

Biografia
Nome: Marcos Santos Ribeiro
Data de Nascimento: 21/07/1980
Posição: Segundo Volante
País: Brasil
Cidade: Salvador
Estado: BA
Iniciei a minha trajetória como jogador de futebol nas divisões de base do Esporte Clube Galícia. No ano de 1999 fui emprestado ao Esporte Clube Bahia para compor para fazer parte da equipe júnior.

Leia na Íntegra

Após o término do contrato tive que retornar ao meu time de origem para fazer parte da equipe profissional e disputar o Campeonato Baiano da 2ª divisão (2000). Foi um ano complicado. Não conseguimos o acesso e ainda a diretoria não cumpriu com a sua parte estabelecida no contrato, no que diz respeito ao pagamento de salário. Após essa decepção resolvi disputar campeonatos de bairro, com o objetivo de manutenção da forma física. Foi aí que em um desses jogos fui observado e indicado para jogar no Alagoinhas Atlético Clube (2002.1) (time que na época fazia parte da elite do futebol baiano). Foi uma grade experiência. Tive a oportunidade de jogar ao lado de jogadores bastante “rodados”, e isso contribuiu muito para o meu desenvolvimento como atleta profissional. Após essa passagem recebi um convite para disputar o campeonato baiano da 2º divisão pelo Atlântico Esporte Clube (2002.2). Também infelizmente não conseguimos o acesso. Como o intervalo para a próxima competição era muito grade e eu não tive nenhuma proposta concreta, resolvi retomar os estudos e deixar o futebol profissional um pouco de lado. Na época eu estava cursando Licenciatura Plena em Educação Física na Universidade Católica do Salvador – UCSal. Foi então que eu fui convidado para participar da equipe de futebol da universidade, e disputar o campeonato brasileiro universitário. Ficamos na 3ª colocação. Eu tive o prazer e a felicidade de ser convocado para a seleção brasileira de futebol universitária, e disputar os Jogos Sul-Americanos Universitários na cidade de Concepción no Chile. Competição essa que conquistamos o titulo de campeão. Dai em diante as portas começaram a se abrirem; recebi o convite para fazer parte de uma equipe recém-formada cujo nome é: Esporte Clube Ipitanga. Esta equipe era patrocinada um grupo de alemães, que tinham como objetivo, posteriormente, negociar jogadores para o futebol europeu. Disputamos e conquistamos a 2ªdivisão do Campeonato Baiano (2004). Fomos 3º colocado no Campeonato Baiano da 1ª Divisão – 1ª etapa, e campões invictos da 2ª etapa (2005). Disputamos o campeonato brasileiro da série C no mesmo ano, mas não conseguimos o acesso. No final de 2005 fui contratado por 3 anos pelo Esporte Clube Vitoria. Fomos vice-campeões do campeonato baiano da 1ª divisão 2006. Em seguida fui emprestado ao Clube Náutico Marcílio Dias - Santa Catarina. Após retornar, fui novamente emprestado para a Agremiação Sportiva Arapiraquense, também conhecida como ASA de Arapiraca – Alagoas, e em seguida para o Fluminense de Feira – Bahia. Isso ocorreu em 2007 e 2008 respectivamente. Neste ultima passagem eu já tinha tomado a minha decisão ao lado de Cristo e já era um Adventista do 7ºDia. Por fim entre 2009 ainda joguei em mais dois times: o Camaçari Futebol Clube e o Sport Clube Camaçariense ( campeonato baiano da 1ª e 2ª divisão respectivamente). Lembrando que essas três últimas passagens já como Adventista do 7ºDia, guardador do sábado.

Situação atual:
Professor especialista em Ed. Física Escolar da Rede Municipal de Educação de Salvador; casado; ancião da IASD Mussurunga 1 - Salvador Bahia. Esposa: Priscila de Eça Ribeiro, graduanda em Serviço Social. Compõe a equipe da secretária da IASD de Mussurunga 1.

Nome
Esporte Clube Bahia-BA Esporte Clube Bahia-BA
Alagoinhas Atlético Clube-BA Alagoinhas Atlético Clube-BA
Seleção Brasileira de Futebol Universitária Seleção Brasileira de Futebol Universitária
Esporte Clube Ipitanga-BA Esporte Clube Ipitanga-BA
Esporte Clube Vitória-BA Esporte Clube Vitória-BA
Categoria Nome
Estadual Baiano Séria B
Internacional Jogos Sul-Americanos Universitários
Estadual Baiano Séria A
Nacional Campeonato Brasileiro Série C
Campeonato Ano
Baiano Séria B 2004
Baiano Séria A 2005


Comentários Facebook

Veja Também

Siga-nos